Aquele vídeo sobre Luanda, muito recente, feito por duas amigas a vinte e dois deste mês de Dezembro,lançou mais dúvidas no turbilhão de ideias que atravessam os meus pensamentos.
As duas,tiveram como eu, uma parte da vida em Angola. São muito claras as diferenças como Angola nos moldou. A intensidade também é muito diversa. Uma delas (das minhas amigas) faz parte das histórias que escrevi. Conheço-a bem. Não faz comentários durante a "filmagem" mas sei o que pensa. A outra, que não faz parte das minhas histórias, deixou-me conhecer com os seus comentários um pouco do que pensa. Diria que as observações durante a "reportagem" são descontraídas, revelam um imenso bom-humor. Sou tentada a pensar que são comentários apenas ligados à personalidade bem-disposta que a caracteriza. Acredito realmente. Mas...
Como sou muito complicada, as frases descontraídas ficaram a ressoar na minha mente tumultuosa. Já ouvi frases e comentários semelhantes sobre Luanda e sobre Angola muitissimas vezes. Já me zanguei muitas vezes a propósito do assunto, penso que por ser completamente desprovida de humor relativamente a alguns temas.Agora sou capaz de ouvir de forma diferente; já não me zango, oiço e reflicto, e penso que os tais comentários "engraçados" traduzem de facto uma certa forma de pensar, que é real e não tem nada de ingénuo; é simplesmente resultado da visão que tiveram sempre e que mantém sobre a vida em Angola, a de "antigamente" e a de agora. E, ainda sobre a forma como se situam em relação aos problemas, que também continua a ser igual.
Sou de facto muito complicada! Deveria entender que não dizem por mal...é apenas assim...é apenas divertido? Deveria ser mais descontraída? Porque tolerante sou imenso. «Habitualmente dizem-me:não vais mudar o mundo J.» Eu sei que não vou mudar o Mundo,mas não posso contribuir para que seja um pedacinho mais justo?
Gostaria muito!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário